Levantamento modelo desencapado do ombro

COMPRESSÃO DO 

NERVO RADIAL 

O que é e

como ocorre a compressão

do nervo radial?

O nervo radial é relacionado ao movimento de abertura (extensão) do braço, punho e dedos. No seu trajeto na direção da extremidade do membro superior, o nervo se localiza muito próximo ao osso do braço (úmero) e pode ser comprimido nessa região

Disposição anatômica do nervo radial no braço,
antebraço e mão

CAUSAS

A compressão do nervo radial acontece principalmente quando a pessoa dorme em cima do braço e, por isso, é chamada de paralisia do sábado à noite. Ela recebe esse nome porque geralmente há ingestão de álcool ou outras substâncias que provocam sono profundo reduzindo as mudanças de posições que ocorrem durante a noite, fazendo com que o nervo seja comprimido. Outra causa relativamente frequente são as fraturas do úmero.  

SINTOMAS

A paralisia do sábado à noite geralmente é reversível com o tempo. O principal sintoma é a dificuldade de levantar o punho e os dedos que limita bastante o movimento da mão. Já os sintomas das lesões consequentes a fraturas (semelhantes aos da paralisia do sábado à noite) geralmente não são reversíveis.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é clínico, realizado através da história e do exame. Em alguns casos, quando não há melhora após 1 mês, a eletroneuromiografia e o exame por ultrassom são solicitados.

Como é feito

o tratamento da

compressão do nervo radial??

 

Na maioria dos casos de compressão do nervo radial, a recuperação espontânea ocorre em dias a semanas do início do quadro clínico.

TRATAMENTO CIRÚRGICO

As lesões consequentes às fraturas do úmero algumas vezes lesam o nervo de forma irreversível e necessitam de tratamento cirúrgico.

REABILITAÇÃO E ÓRTESE

Nesse período em que a recuperação espontânea está acontecendo ou que se está esperando pelo melhor momento para a cirurgia é importante que o paciente faça reabilitação. O uso de órteses (tala) é importante para manter o punho em posicionamento adequado. Uma tala dinâmica permite que o paciente utilize a mão no período de recuperação.

Logo Nervus branco_pingo amarelo.png

Rua Oscar Freire, 2250 Cj.18  Térreo

Pinheiros | São Paulo SP   05409-011
11 4314-8585       11 96621-3442

Atendimento de segunda a sexta das 9h às 17h

INFORME-SE SOBRE CONSULTA POR TELEMEDICINA

Whatsapp branco.png
  • Clinica Nervus Neurocirurgia Instagram
  • Facebook clinica Nervus
  • Clínica Nervus Neurocirurgia You Tube

O objetivo deste site é fornecer informações gerais sobre as principais doenças cirúrgicas de nervos periféricos, por vezes adaptando a linguagem científica para facilitar a compreensão do usuário. Todos os textos são de caráter informativo, não tendo a pretensão de ser completos e não devendo ser utilizados como referência científica. Lembre-se de que não deve ser tomada conduta definitiva sobre o seu caso com base nas informações aqui apresentadas, pois esta é a função do seu médico, profissional qualificado com quem você deverá discutir seus sintomas e suas alternativas de tratamento. Leia aqui os Termos de Uso completos.

Desenvolvido por Consutti para Clínica Nervus