Leitura no pátio

LESÃO DE NERVOS INGUINAIS

como ocorre lesão

dos nervos inguinais (Dor inguinal crônica)?

Os nervos ilioinguinal (NII), iliohipogástrico (NIH), genitofemoral (NGF) e cutâneo lateral da coxa (CLC) podem ser lesados, isoladamente ou em conjunto.

Lesão dos Nervos Inguinais.jpg

Demonstração do posicionamento dos quatro
nervos relacionados à dor inguinal

Esse tipo de problema pode ocorrer em 15 a 30%  dos casos após cirurgias abdominais baixas (como apendicectomia e correção de hérnia inguinal). A lesão pode ocorrer durante o procedimento cirúrgico ou em consequência a reação tecidual (cicatrização) após a cirurgia. Essas lesões ocorrem mais frequentemente no tratamento cirúrgico de hérnias inguinais, aberto ou endoscópico.

O paciente refere dor ou desconforto crônicos (duração maior que 3 meses) de intensidade significativa na região da virilha.

A história relatada pelo paciente, com detalhes da dor, geralmente permite o diagnóstico. O paciente pode apresentar dor inguinal, que é desencadeada pelo caminhar, rodar o quadril, inclinar o corpo para trás e pode ser aliviada quando o paciente se deita ou inclina o corpo para frente. A dor pode ser reproduzida quando se bate levemente com os dedos na região próxima à espinha ilíaca ântero-superior (osso proeminente no quadril). Devido à superposição de áreas de inervação, nem sempre é possível a precisa identificação do nervo comprometido e bloqueios anestésicos podem auxiliar nessa diferenciação. Ultrassom e ressonância magnética podem identificar fibrose excessiva ou problemas com implantes (telas), além de afastar outros tipos de lesões.

o tratamento da lesão

dos nervos inguinais (Dor inguinal crônica)?

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo dos sintomas e da sua intensidade.

Nessa primeira opção de tratamento são utilizados analgésicos, anticonvulsivantes, antiinflamatórios não-hormonais e antidepressivos tricíclicos. Bloqueios anestésicos dos nervos (infiltração) podem provocar redução ou mesmo remissão da dor.

Quando não há melhora com o tratamento clínico, o tratamento cirúrgico passa a ser indicado e consiste na ressecção do segmento lesado de um ou mais nervos. Devido a esse fato há perda da sensibilidade no território do nervo.

Massagem no pescoço para acupressão

LESÃO DE NERVO ACESSÓRIO

como ocorre

lesão de nervo acessório?

O nervo acessório é localizado na porção posterior e lateral do pescoço e inerva os músculos esternocleidomastoide e trapézio, este último de grande importância na elevação do ombro.

Lesão do Nervo acessório.jpg

O nervo pode ser lesado principalmente nas cirurgias da região do pescoço incluindo biópsias de gânglios cervicais.

O principal sintoma é dificuldade para levantar o ombro no lado lesado devido à paralisia do músculo trapézio. No exame, o ombro do lado comprometido fica mais baixo que o do outro lado e é frequente a assimetria dos músculos comparando os dois lados da região posterior do ombro devido à atrofia do músculo trapézio. A dor também é um sintoma frequente devido à alteração da dinâmica de movimento dos músculos do ombro.

O diagnóstico é realizado pelo médico durante a avaliação na consulta através da história e do exame físico. Outros exames (geralmente eletroneuromiografia e ultrassonografia) podem ser necessários para avaliar a gravidade da lesão e a anatomia da região. Devido à fibrose (cicatriz) que ocorre no local e pelo fato do nervo ser fino algumas vezes é difícil determinar se há lesão completa (secção) do nervo através da ultrassonografia e, nesses casos, a cirurgia é realizada com o objetivo de identificar e tratar a lesão.

o tratamento da lesão

do nervo acessório??

Uma vez definido que a lesão é grave e irreversível, o tratamento é cirúrgico.

MOMENTO OPERATÓRIO

A cirurgia deve ser realizada idealmente até 3 a 4 meses da lesão.

O cirurgião avalia as condições do nervo no momento da cirurgia e define se é necessária a reconstrução do nervo seccionado, geralmente realizada através da união das extremidades do nervo com enxertos de nervos retirados do próprio paciente.