lesao nervo hanseniase.jpg

NA HANSENÍASE

lesão de nervo periférico

na hanseníase?

A hanseníase é uma doença causada por um bacilo que tem uma predileção especial pela pele e pelos nervos. O tratamento geralmente é baseado no uso de medicação para combater o bacilo associada ou não ao uso de corticóide para diminuir a inflamação do nervo.

.

O bacilo causa quatro tipos principais de lesões nos nervos: a primeira por provocar uma reação inflamatória associada à reação imunológica; a segunda pela lesão direta do bacilo no nervo; a terceira por causar uma diminuição no sangue que chega ao nervo (isquemia) e, por fim, por causar um inchaço no nervo o que pode provocar a compressão do mesmo ao passar por um túnel ao longo do seu trajeto.

A hanseníase geralmente causa uma série de manifestações neurológicas mas a principal é a alteração da sensibilidade com diminuição da sensação em algumas áreas do corpo. A dor é um sintoma importante principalmente quando nervos maiores são comprometidos. Nesses casos o quadro clínico será relacionado ao nervo que foi lesado.

o tratamento de

lesão de nervo periférico

na hanseníase?

O edema e a compressão intraneural respondem bem ao tratamento com corticóides, mas a presença de estruturas anatômicas constritivas próximas ao nervo podem comprimi-lo, havendo necessidade de cirurgia para um melhor resultado.

INDICAÇÃO

CIRÚRGICA

Existem duas condições em que a cirurgia é indicada: quando é necessário realizar uma biópsia de um nervo para se avaliar a existência de infecção ativa e quando existe compressão de nervo. O nervo mais frequentemente comprometido é o nervo ulnar. A cirurgia não cura a hanseníase; está indicada apenas para descomprimir o nervo e aliviar os sintomas.

RESULTADOS

O resultado da cirurgia depende principalmente da extensão da lesão do nervo, determinada pelo grau de infecção e pela resposta do organismo à mesma, e do tempo durante o qual o nervo ficou comprometido (quanto antes a cirurgia é realizada, melhor é o resultado)