At the Dentist

TRATAMENTO DA LESÃO DE NERVOS LINGUAIS E ALVEOLARES

Língua formigando, dormente ou paralisada depois de cirurgia de extração do siso

Lesão dos Nervos Linguais e Alveolares.j

Observe a proximidade do nervo
lingual com o terceiro molar inferior

como ocorre lesão

de nervos linguais e alveolares?

Os nervos linguais e alveolares inferiores se localizam próximos às raízes dos dentes inferiores recobertos pela gengiva.

NERVO LINGUAL

Procedimentos odontológicos, principalmente a retirada do terceiro molar (dente do siso), ou traumatismo na região são as principais causas de lesões desses nervos.

Os sintomas podem ocorrer pela manipulação dos nervos levando a diferente tipos de lesões, sendo a mais grave a secção completa do nervo. Apesar da anestesia que é realizada para manipulação do dente, o paciente pode sentir dor significativa, algumas vezes em choque, no momento do procedimento. Essa dor persiste associada à parestesias (sensações subjetivas – sentidas pelo paciente – como formigamento, dormência, queimação). A falta de sensibilidade na região ao redor dos dentes e na metade da língua pode ocorrer.

O diagnóstico é clínico, realizado através da história e do exame físico. Muitas vezes a lesão pode ser demonstrada pela ressonância magnética, mas a realização do exame exige preparo técnico específico.

o tratamento da lesão dos

nervos linguais e alveolares??

O mais frequente é que os sintomas se resolvam em dias a semanas, dependendo do grau de manipulação e gravidade da lesão. O paciente deve ser avaliado pelo odontologista para descartar que haja algum fator que esteja mantendo o processo de lesão como hematoma e espículas ósseas.

Descartadas causas que exijam procedimentos de urgência, o tratamento inicial é clínico através do uso de medicamentos direcionados ao alívio dos sintomas neurológicos.

Em casos muito particulares em que não houve melhora, após o período de observação ou no caso de se definir que houve secção completa do nervo, a cirurgia é indicada com o objetivo de se reconstruir o nervo.