Tênis de corrida

Lesão do Nervo Tibial

síndrome do

túnel do tarso?

O nervo tibial entra no pé por trás do maléolo medial, a projeção óssea no lado interno do tornozelo. Do maléolo ao calcanhar projeta-se uma densa fita de tecido fibroso chamada retináculo flexor que, juntamente com os ossos do tornozelo, forma um túnel denominado túnel do tarso. Através desse túnel passam tendões e o nervo tibial, relacionados com a movimentação, sensibilidade e flexibilidade do pé, além da artéria e veia tibiais.

Síndrome do Túnel do Tarso.jpg

Mais frequente em adultos não sedentários, a síndrome do túnel do tarso é consequente à compressão do nervo tibial no interior do túnel do tarso. Qualquer condição que ocupe espaço no interior do túnel do tarso provocará aumento de pressão na região, devido à pouca distensibilidade do retináculo flexor, levando à compressão do nervo tibial. Lesões ósseas na região do tornozelo, doenças articulares inflamatórias e trauma são alguns dos possíveis causadores da síndrome. Em alguns casos, como nas demais síndromes compressivas, o quadro clínico pode se instalar sem causa aparente.

Geralmente existe dor difusa na planta do pé, associada a dormência, formigamento ou queimação. Podem ocorrer cãibras nos dedos. De forma característica os sintomas pioram com a atividade e melhoram com o repouso. Nos casos mais graves pode ocorrer fraqueza e atrofia no pé.

O diagnóstico geralmente é estabelecido pela história e pelo exame físico. Além da redução da sensibilidade na planta do pé, geralmente existe sensação de choque ou formigamento que se estende até o pé, quando se percute sobre o nervo no ponto de maior compressão (sinal de Tinel positivo). Estudos de imagem podem mostrar lesões ósteoarticulares associadas e a eletroneuromiografia pode demonstrar redução da velocidade de condução sensitiva do nervo tibial através do tornozelo, que confirma o diagnóstico.

o tratamento da síndrome

do túnel do tarso?

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo do quadro apresentado pelo paciente.

Na fase inicial de compressão o repouso com elevação do pé e a utilização de um suporte para o arco plantar (planta do pé), associados a medicamentos antiinflamatórios não-hormonais e a mudanças posturais podem controlar os sintomas.

Quando os sintomas são graves ou não respondem às medidas de tratamento clínico, a alternativa é o tratamento cirúrgico, que consiste na secção do ligamento que forma o teto do túnel do tarso (retináculo flexor) e na descompressão do nervo. Deve-se dissecar o nervo tibial até sua entrada na região plantar (já dividido em nervos plantares medial e lateral) para se ter certeza de que está livre de qualquer compressão através de todo o seu curso. No pós operatório o paciente deve fazer repouso (de preferência com o pé elevado) e ao recomeçar a andar deve ter o auxílio de muletas para evitar apoiar completamente sobre o pé operado.