Compressão do Nervo Ulnar.jpg
pulseira no braço

TRATAMENTO DA COMPRESSÃO DO
NERVO ULNAR / CUBITAL

Dor no cotovelo com formigamento na mão ou os dedos

a compressão do

nervo ulnar / cubital??

O nervo ulnar (ou cubital) é responsável pela sensibilidade do dedo mínimo e de parte do dedo anelar, além de fornecer inervação motora para diversos pequenos músculos da mão, que são muito importantes no controle de movimentos finos da mão e dedos.

Trajeto do nervo ulnar na porção distal do braço,
cotovelo, antebraço e mão

Segunda síndrome compressiva de nervo mais comum na prática clínica, também conhecida como neuropatia ulnar ou paralisia ulnar tardia, a síndrome do túnel cubital se refere a todas as neuropatias compressivas do nervo ulnar na região do cotovelo, onde o nervo é superficial, relativamente fixo e cruza a articulação. Essa anatomia predisponente da região do cotovelo, associada à biomecânica do nervo ulnar, que é submetido a forças de compressão, tração e atrito durante a movimentação do cotovelo, são os fatores mais importantes desencadeantes da compressão. Na maioria das vezes não existe causa específica para a compressão, mas em alguns casos pode haver associação com o uso repetitivo do cotovelo, fratura, luxação, artrite ou pequenos traumas repetitivos na região. Doenças sistêmicas como o diabetes, o alcoolismo crônico, a insuficiência renal e a má nutrição podem predispor o paciente à neuropatia compressiva. O efeito cumulativo desses fatores pode provocar isquemia e inflamação na região, que resulta em disfunção do nervo.

Existem cinco possíveis pontos de compressão do nervo ulnar na região do cotovelo. Os de maior risco são onde o nervo passa no sulco retroepicondilar, por trás do epicôndilo medial do úmero, e no ponto em que o nervo penetra no túnel cubital, sob a membrana que une os dois ventres do músculo flexor ulnar do carpo.

A queixa mais frequente é a alteração de sensibilidade (dormência ou formigamento) nos dois lados do dedo mínimo, na metade medial do dedo anelar e na metade da palma e do dorso da mão abaixo destes dedos, que pode ser intermitente ou constante. Além disso, pode ocorrer fraqueza e dolorimento na mão e na região do cotovelo. Como a compressão do nervo aumenta quando se dobra o cotovelo é frequente o paciente observar que a dormência e o formigamento podem surgir ou aumentar em atitudes comuns como dirigir ou falar no telefone. Perda da sensibilidade só ocorre tardiamente, com a progressão da doença. O sinal de Tinel (dolorimento e/ou formigamento que se irradia distalmente pelo nervo após ser percutido) pode auxiliar na localização do ponto da compressão. O paciente percebe, com frequência, que sua mão está fraca ou “desajeitada”, deixando cair objetos e sendo incapaz de abrir tampas com rosca. Nos casos mais graves e crônicos pode ocorrer atrofia da musculatura da mão, bem evidente no dorso da mão, entre o polegar e o indicador e, em casos onde a compressão é grave e de longo tempo, a mão pode apresentar deformidade denominada mão em garra.

A história e o exame físico em geral estabelecem o diagnóstico, que muitas vezes pode ser confirmado pelo teste da flexão forçada do cotovelo. Nesse teste provocativo o cotovelo é fletido por cerca de 1 minuto, na tentativa de reproduzir os sintomas. Nos casos mais graves são evidentes as atrofias musculares, que afetam a região hipotenar (musculatura medial na palma da mão,abaixo da base do dedo mínimo) e principalmente no primeiro músculo interósseo dorsal (músculo entre as bases dos dedos polegar e indicador, no dorso da mão). Estudos de imagem (RX simples, ultrassom e ressonância magnética) podem demonstrar anomalias esqueléticas e evidências da compressão. A eletroneuromiografia pode confirmar o diagnóstico e, nos casos mais avançados, demonstrar sinais de desnervação muscular. A compressão do nervo ulnar na região do cotovelo pode ser confundida com doença discal cervical (compressão da raiz C8 ao nível C7-T1), síndrome do desfiladeiro torácico e compressão do nervo ulnar no punho (canal de Guyon).

o tratamento da compressão
do nervo ulnar / cubital??

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo do quadro apresentado pelo paciente.

Os pacientes que apresentam sintomas brandos e intermitentes devem ser submetidos ao tratamento clínico, cujos princípios são: evitar atividades que causam ou agravam os sintomas (ex. apoio constante sobre os cotovelos, manutenção do cotovelo fletido), imobilizar a articulação do cotovelo, principalmente à noite (enrolar toalha de rosto e prendê-la com alfinete de segurança ao redor do cotovelo, para evitar que dobre), iniciar reabilitação para fortalecer os ligamentos e tendões na região e, eventualmente, utilizar antiinflamatórios não-hormonais. Os pacientes devem ser reavaliados periodicamente até que melhora mantida seja notada.

Os pacientes que não responderem ao tratamento conservador ou que se apresentam ao médico já com fraqueza importante e evidências de desnervação na eletroneuromiografia devem ser submetidos ao tratamento cirúrgico. As principais técnicas empregadas para aliviar a pressão sobre o nervo ulnar são a descompressão simples, que tem por finalidade restaurar um ambiente favorável ao nervo mantendo sua posição anatômica habitual e a descompressão com transposição anterior, que reposiciona o nervo em ambiente não comprometido. O primeiro procedimento geralmente é recomendado para pacientes com história clínica curta, sintomas discretos e com anatomia normal da região. Como a transposição pode reduzir a irrigação sanguínea do nervo, a descompressão simples também estaria indicada em pacientes com comprometimento prévio da circulação (idade avançada, hipertensão arterial, aterosclerose, diabetes). As transposições, geralmente reservadas para os casos mais graves, deslocam o nervo ulnar anteriormente ao eixo de movimentação do cotovelo e, portanto, as forças de tração e compressão sobre o nervo são diminuídas. Existem três tipos de transposição. A subcutânea, que move o nervo para dentro do plano subcutâneo, a intramuscular que coloca o nervo no interior da massa muscular flexora-pronadora (pouco utilizada pelo risco de formação de cicatriz ao redor do nervo) e a submuscular, que posiciona o nervo abaixo da musculatura flexora-pronadora. A análise criteriosa de cada caso indicará a melhor conduta cirúrgica.

RESULTADOS

Os resultados do tratamento cirúrgico dependem mais do grau da compressão sofrida pelo nervo que do tipo de técnica cirúrgica empregada. São necessárias pelo menos 4 semanas de recuperação pós-operatória antes que se permita ao paciente o uso irrestrito do braço operado. Em geral somente meses após o tratamento cirúrgico é que o benefício máximo é alcançado. A dor e a perda sensitiva respondem melhor ao tratamento cirúrgico que a fraqueza e a atrofia musculares. O diagnóstico e o tratamento precoces melhoram muito o prognóstico.

Quais são

os cuidados

pós-operatórios?

O cotovelo é geralmente enfaixado para reduzir o movimento de flexão e extensão. É importante que os dedos sejam mobilizados precocemente para minimizar o inchaço. O tratamento de reabilitação deve ser iniciado após as 2 semanas, com fortalecimento da musculatura local e lenta e progressiva extensão do cotovelo.