Tocando a superfície

NEUROPATIAS

PERIFÉRICAS

neuropatia periférica?

Doenças dos nervos periféricos são chamadas de forma genérica de neuropatias periféricas. O quadro prejudica a função dos nervos periféricos, estruturas que conectam o cérebro e a medula espinhal com todo o corpo, controlando movimentos e sensações que nos fazem sentir, agir e reagir. Esta disfunção causa sintomas sensitivos e motores:

ALTERAÇÕES SENSITIVAS

Dor em choque, formigamentos que começam nos pés e/ou mãos, agulhadas ou queimação,  alteração na coloração e temperatura dos pés e/ou mãos; deformidades dos dedos dos pés e/ou mãos, de suas unhas e pelos; desequilíbrio, principalmente ao fechar os olhos.

ALTERAÇÕES MOTORAS

Câimbras, principalmente nas pernas, falta de força, perda de controle e paralisia dos membros.

O tratamento das

neuropatias periféricas

depende sobretudo da sua causa.

Uma parte dos quadros de neuropatia periférica é tratada de forma clínica por um médico neurologista (casos de polineuropatias relacionados a diabetes, alcoolismo, hipotireoidismo, falta de vitaminas etc.). Outra parte dos quadros de neuropatia periférica é tratada de forma clínica ou cirúrgica por um médico ou cirurgião com experiência em lesões de nervos periféricos (casos de traumatismo, compressão ou tumor de nervo- veja aqui).

As neuropatias periféricas (tanto as que são tratadas de forma clínica quanto as que são tratadas de forma cirúrgica) provocam sintomas muito semelhantes e isso pode causar confusão entre pacientes na hora de procurar ajuda médica.

Quais são as causas das

essencialmente clínicas?

Estima-se que 5% da população sofra de alguma neuropatia periférica e esse número pode subir para 30% entre indivíduos após os 70-80 anos. Essa condição é, portanto, muito comum e também é frequentemente negligenciada.

O diagnóstico requer ampla investigação e depende do exame neurológico realizado pelo médico durante a consulta e, na maioria das vezes, também da realização de exames complementares como a eletroneuromiografia e a ultrassonografia de nervos periféricos.

As causas de neuropatias periféricas são muitas e merecem fundamental atenção, pois algumas são tratáveis. Dentre as principais causas estão:

DIABETES

A neuropatia diabética resulta da isquemia (diminuição do sangue que chega ao nervo com falta de oxigenação) dos nervos periféricos em decorrência do efeito direto da hiperglicemia e alterações metabólicas intracelulares que alteram a sua função. Pacientes diabéticos com perda sensorial devem examinar diariamente suas pernas e pés para detectar pequenos traumas e evitar a progressão de infecções, que podem ocasionar lesões mais graves. O tratamento envolve abordagem multidimensional incluindo controle glicêmico, cuidados regulares dos pés, alívio dos sintomas e gerenciamento da dor.

DOENÇAS HEREDITÁRIAS

Todas as neuropatias hereditárias apresentam sintomas na infância. Algumas formas da doença de Charcot-Marie-Tooth, Doença de Refsum, Porfiria e Doença de Fabry afetam os nervos motores e/ou sensoriais e exigem cuidados de suporte. Pode ser recomendado usar aparelho para corrigir pé caído, fazer fisioterapia para fortalecer os músculos e terapia ocupacional. Às vezes, a cirurgia ortopédica é necessária.

CARÊNCIA DE VITAMINAS

Ocorre principalmente por falta de vitamina do complexo B. A reposição de vitaminas pode reverter o quadro.

PROBLEMAS ENDÓCRINOS

O tratamento da doença endócrina (como problemas na tireoide e síndrome metabólica) pode evitar progressão e até melhorar os sintomas.

ETILISMO

A interrupção do uso do álcool pode diminuir a progressão e recuperar o comprometimento nervoso.

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS E AUTOIMUNES

A terapia imunossupressora (corticoide e imunoglobulina) pode reverter completamente o quadro e praticamente curar o indivíduo da neuropatia periférica.

A importância da

reabilitação em caso de

essencialmente clínicas.

Independente da causa, os pacientes geralmente precisam de avaliação fisioterápica para definição de uma estratégia de reabilitação neuromuscular, para melhorar equilíbrio, força e reflexos posturais, comumente prejudicados na neuropatia periférica. Outros profissionais envolvidos na reabilitação como terapeutas ocupacionais também participam desse processo. Os cuidados dos pés também são essenciais, pois a sensibilidade neles fica marcadamente diminuída, podendo levar a formação de feridas imperceptíveis pelo indivíduo.

DR. ANDRÉ MACEDO SERAFIM DA SILVA

Neurologista

CRM 152.431

Neurologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia,  atua como neurologista e pesquisador no Hospital das Clínicas da FMUSP, na área de doenças neuromusculares e biopsia muscular. Atualmente é doutorando em Ciências, na área de doenças neuromusculares, pelo Departamento de Neurologia da FMUSP e médico assistente do Ambulatório de Miopatias e de Investigação Neuromuscular para Residentes.

INFORME-SE SOBRE CONSULTA POR TELEMEDICINA